Qual o cenário do empreendedorismo feminino no Brasil?
Em um mundo onde homens ganham 34% a mais que as mulheres, na mesma função, devemos estar sempre incentivando o empreendedorismo feminino.
Felizmente, essa corrente de apoio criada há anos vem apresentando excelentes resultados!
Segundo a Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2020, 48% dos empreendedores no Brasil são mulheres. Ou seja, o gênero feminino ocupa quase a maioria do cenário empreendedor do país.
Além disso, os negócios liderados por mulheres foram os que mais inovaram durante a pandemia, superando com mais facilidade os obstáculos gerados pelo isolamento social.
5 exemplos de empreendedorismo feminino
Conheça abaixo os maiores exemplos de empreendedorismo feminino em nosso país.
1. Leila Velez e Zica Assis | Beleza Natural
O objetivo de aumentar a autoestima foi o que uniu Zica Assis e Leila Velez, as fundadoras do Instituto Beleza Natural — maior rede de beleza especializada em cabelos crespos e cacheados.
Ao encontrar uma fórmula que valorizava seus fios, as duas amigas abriram um pequeno negócio que em apenas dois anos conquistou todo país.
2. Sandra Costa e Janete Vaz | Laboratório Sabin
As amigas e bioquímicas Sandra Costa e Janete Vaz foram as criadoras da rede de Laboratórios Sabin.
Para isso, as duas se capacitaram em gestão, fortaleceram os laços com profissionais da classe médica e contaram com o apoio de especialistas.
O resultado foi um empreendimento que iniciou com três funcionários e hoje possui mais de 3 mil colaboradores pelo Brasil.
Inclusive, Sandra conta que sua maior inspiração no empreendedorismo feminino sempre foi a própria mãe!
3. Alcione Albanesi | FLC
Especializada em vendas de lâmpadas fluorescentes, a FLC surgiu após Alcione Albanesi descobrir que o produto era vendido a preços muito mais baixos nos Estados Unidos.
Para transformar sua empresa em um sucesso, ela viajou mais de 70 vezes à China — país que produzia essas lâmpadas a baixo custo.
Contudo, a história de Alcione no mundo dos negócios começou muito antes! Inclusive, com apenas 17 anos a empreendedora já possuía uma confecção de roupas com 80 funcionários.
4. Sofia Esteves | DMRH
Sofia Esteves já assumiu várias funções — recepcionista, limpeza de banheiros, vendedora — até fundar uma das maiores consultorias de RH do Brasil.
A DMRH, que engloba a Cia de Talentos, está presente não só em todo território brasileiro, como também em mais 40 países.
5. Chieko Aoki | Blue Tree Hotels
Fundada em 1997, a Blue Tree Hotels é uma gigantesca rede de hotéis espalhada por todo país — com 22 hospedagens.
A rede foi fundada por Chieko Aoki, que conseguiu não só espaço em um cenário majoritariamente masculino, como também o respeito e admiração dos seus colegas.
Para ajudar outras mulheres a conquistarem o sucesso no mundo dos negócios, a empreendedora faz parte do Grupo Mulheres do Brasil.
Não espere o dia do empreendedorismo feminino para celebrar essas e muitas outras empreendedoras! Faça isso diariamente e fortaleça cada vez mais essa corrente.
Dê o primeiro passo: compartilhe esse conteúdo com uma empreendedora, mostrando que as mulheres também podem alcançar o sucesso no mundo dos negócios.